quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Receita de Vida...Torradas Queimadas!!



Recebi este email da Flavinha, amiga querida, que toda semana nos manda 3 ou 4 emails sempre maravilhosos. Como já disse uma vez, não sou de ler emails grandes e quando leio, dificilmente passo para frente, porém para os dela, sempre reservo um tempinho. Esta semana ela me enviou TORRADAS QUEIMADAS, que eu simplesmente adorei. Como se tratava de uma receita, resolvi colocar no meu livirnho e dividi-lá. E como aqui, toda receita acomapanha uma foto, busquei na web uma imagem de torrada queimada pois não estava muito afim de queimar torradas. Na minha busca descobri que esta receita é antiga e que muitos já devem conhece-la, mas como é para ser feita todo dia, aqui vai...


TORRADAS QUEIMADAS



Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho muito duro.


Naquela noite, minha mãe pôs um prato de ovos, lingüiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia na escola.


Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado. Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe s e desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse: " - Adorei a torrada queimada..."


Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse: " - Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. - "


A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro, talvez nem o melhor pai, mesmo que tente todos os dias!


O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis 
e duradouros. Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos, os dois, a suprir as falhas do outro.


Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar. A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apoia, eu e ela nos completamos.


Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, 
o dia que um partir, este mundo vá desmoronar, não vai. Novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor. De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos. Então filho, se esforce para ser sempre t olerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, a você e ao próximo.


"As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão 
o modo pelo qual você as fez se sentir."

Bolo de Chocolate com Aveia



Ontem saí à procura de uma receita de bolo/muffin de chocolate (simples, como sempre!) para fazer no aniversário da Dorinha. Achei muita coisa, como já esperava, pois estamos falando da preferencial mundial. Mas a receita abaixo me chamou atenção, primeiro pela simplicidade, segundo por ser saudável e terceiro pela possibilidade de acrescentarmos mais ingredientes, tipo frutas secas, castanhas, nozes, sem  as mais diversas coberturas. Então, mãos à obra! Arrisque-se nesta yummy experiência!!!


Ingredientes
  • 1/2  xícara de óleo de canola
  • 4 unidade(s) de ovo
  • 2 xícara(s) (chá) de açúcar  mascavo
  • 1/2 xícara(s) (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara(s) (chá) de aveia em flocos
  • 1/4 xícara(s) (chá) de leite
  • 1 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
  • noz-moscada à gosto 

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela (menos o fermento) e reserve. Misture os ovos,o leite e o óleo. Junte as duas misturas e mexa bem até formar a massa. Por último acrescente cuidadosamente o fermento. Coloque a massa numa assadeira untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido 180*C por cerca de 30 minutos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bolo de Mixirica


Bolo de Mixirica, ou como falamos no Sul, Bergamota. Para minha surpresa e alegria as mixirica daqui são sem sementes. Isso não é o maximo!!! Bom, pelo menos para cozinhar, torna tudo mais prático. Esta receita é perfeita para acompanhar um delicioso cafezinho, bem tirado ou coado mesmo, trazendo aromas de infância. Muito fácil de fazer, rapido e delicioso!


Ingredientes

Bolo
  • 3 mixiricas s/casca e s/ sementes
  • 1/2 xícara de óleo de canola
  • 2 ou 3 ovos (depende do tamanho)
  • 2 xícaras de farinha
  • 2 xícaras de açucar
  • 1 colher de sopa de fermento
Cobertura
  • 1 xícara de suco de mixirica
  • açucar que baste

Modo de preparo

Bolo: Pré aqueça o forno a 180* C. Bata os ovos levemente no liquidificador. Acrescente o óleo, as mixiricas e o açucar. Bata tudo junto até formar uma massa uniforme. Em um bowl misture a massa com a farinha e depois acrescente o fermento. Despeje tudo em uma forma untada e leve ao forno. Cobertura: Fure com um garfo a supeficie do bolo depois de desenformado. Com 1/3 da xícara de suco de mixirica molhe o bolo. O resto de suco misture com açucar suficiente para formar uma calda grossa e despeje sobre o bolo. Espere a calda endurecer para servir-lo. Yummy!!!

sábado, 23 de julho de 2011

Espelhos...



Espelhos...


Nós, mulheres, estamos sempre em busca de um espelho que nos faça ver se estamos de fato apresentáveis ou se precisamos nos arrumar melhor para pessoas ou ocasiões. Muitas vezes nos esquecemos de verificar nosso coração. Esquecemo-nos que ele nos denuncia e nos revela à aqueles que nos veem e nos ouvem.


Então, quando pararmos no espelho, devemos também pensar o que nosso coração tem mostrado aos outros sobre quem de fato somos e nos lembrar que, segundo o sábio Salomão, só há uma maneira de manter nosso coração limpo e em ordem, que é amando a Deus de todo o nosso coração, força e vigor.

O que seu coração esté refletindo hoje?


Antes de sair de Brasil, minha mãe me deu um livro que tem sido muito especial no meu dia-a-dia por aqui. Com o título, A Jornada, o livro é um devocional, com meditações inspiradoras para todos os dias do ano.


Semana passada, terminei de ler a meditação do dia e, não satisfeita, comecei a ler aleatoriamente as mensagens dos dias passados. Encontrei no dia 24 de Junho a mensagem acima que me fez parar para pensar, o que meu coração tem refletido desde que cheguei aqui. No meio de tanta mudanca, como anda a minha imagem/coracao? Pergunta dificil de responder.O que posso dizer é que, hoje, quando me olho no espelho, vejo uma imagem diferente. De loira, voltei a minha origem morena, de neurotica com meu kilos, agora sem muito tempo para pensar sobre isso...correndo  pra la e pra ca e pagando muito mico por causa da lingua, mas aprendendo e feliz!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Molho Branco Simples...e Delicioso!


Eu sempre soube que morar na Nova Zelandia significaria me virar sozinha na cozinha, mas nao tinha a minima ideia de como realmente seria. Tenho 3 criancas exigentes em casa e a mais "crica" delas eh o meu marido. Tem muita coisa que ele nao come, principalmente legumes. O molho branco tem sido meu grande aliado nesta jornada, entao, eu nao poderia deixar de dedicar uma pagina so para ele, o " Molho Branco".



Ingredientes
  • 2 xícaras de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • sal e pimenta do reino branca a gosto
Opcional: Creme de leite, maizena no lugar da farinhade trigo, queijo ralado, 1 colher de requeijão.




Modo de Preparo
Ferva o leite. Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa até obter uma pasta homogênea. Aos poucos, acrescente o leite e bata, constantemente, para não empelotar. Deixe cozinhar por alguns minutos e tempere com sal e pimenta.

domingo, 19 de junho de 2011

Torta de liquidificador



Está com pressa e quer preparar um lanchinho quente e aproveitar o que tem na geladeira? ( Eu !!! ) Então esta torta de liquidificador pode salvar você.


Ingredientes
  • 2 unidade(s) de ovo
  • 1 xícara(s) (chá) de óleo de soja
  • 1 xícara(s) (chá) de leite
  • 10 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara(s) (chá) de parmesão ralada(s)
  • 1 colher(es) (sopa) de fermento
  • quanto baste de sal
  • 1/2 colher(es) (chá) de glutamato monossódico
Modo de preparo


Bata tudo no liquidificador até obter uma massa mole. Coloque metade em fôrma untada e recheie com os ingredientes de sua preferência (presunto, carne moída, queijo, sobras de frango etc.) cubra com o restante da massa e asse em forno a 170ºC. Deixe assar até que doure e até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.

Pirâmide Alimentar Infantil



A pirâmide alimentar para crianças (clique em cima da figura para aumentar a imagem) foi desenhada para orientar o consumo dos diferentes alimentos por esta faixa etária e para direcioná-los a uma alimentação saudável e equilibrada. Sua orientação respeita a necessidade nutricional das diferentes etapas de desenvolvimento infantil (6 meses até a adolescência).

A pirâmide divide-se em 4 principais grupos de alimentos e indica as quantidade e a frequência que devem ser consumidos. Cada um desses grupos, apresenta nutrientes e energia em quantidades ideais para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. É importante termos em conta que, os alimentos que estão na base da pirâmide devem ser consumidos em maior quantidade e com maoir frequência, enquanto que os que estão no pico o consumo regular é desaconselhavel. Como o consumo está indicado por porções, ao final da figura você encontra a quantidade que representa uma porção dos diferentes grupos de alimentos. Além disso, a pirâmide também incentiva a prática de atividades físicas pelos pequenos (esportes, jogos, brincadeiras...). Aproveitando o tema, tenho uma outra pirâmide bem didática que estimula a criança a se exercitar mais e ficar menos tempo na frente da televisão.


Lunch Box - Dicas práticas e nutritivas




...A lancheira precisa conter: um alimento energético (barra de cereais, bolo simples, biscoito sem recheio ou pães integrais); um alimento construtor (achocolatado, iogurte ou queijo); um alimento regulador ( frutas frescas ou secas, sucos naturais,água de coco ou suco de soja).


O importante é variar sempre, para que a criança não se canse do mesmo lanche.

A fruta pode ser consumida in natura (perfira as com casca) ou em forma de suco. O suco pode ser substitído por chá, se a criança gostar. O importante é repor líquidos. Opte por embalagens longa-vidas, pois são mais práticas, higiênicas e não têm risco de estragar na lancheira. Os pães devem ser variados, nos sabores, tamanhos e formas. Evite colocar na lancheira refrigerantes, biscoitos recheados ou salgadinhos, balas, pirulitos, alimentos com gordura trnas, sódio, açucar, conservantes químicos e pobres de vitaminas e sais minerais.


Peça a opinião da criança para montar a lancheira, deixe que ela opine sobre o que gosta e o que não gosta. E recomende que não jogue fora o restante do lanche. Peça para ela trazer de volta para casa. Assim você poderá saber o quanto ela realmente consumiu. O ideal é que a lancheira seja térmica. Coloaque uma bolsa térmica de gel no seu interior para conservar os alimentos perecíveis.




Sugestões da nutricionista Sandra Sigwalt de O. Pires
[ O ESTADO DE SÃO PAULO / DOMINGO, 28 DE FEVEREIRO DE 2011 ]

POR ELAS...minhas filhas!!!


Por elas, é que me perco na cozinha...por elas, somente elas. É bom demias estar perdida com elas, ou para elas... Agradeço a Deus pelo privilégio de curtir cada minuto de tão suave beleza, que me faz despertar a cada manhã. Não importa o tempo lá fora, aqui em casa, todas as manhãs, o sol nasce e me esquenta, quando cedo, acompanho aqueles lindos e dorminhocos olhos se abrirem. É inexplicável te-las, é emocionante vive-las. Amo amar vocês!

Ass.: MOM, but in New Zealand, MUM...

Miss Perfeita



Confesso que, no meu estado constante de PERDIDA, às vezes me encontro. Um email, uma imagem, um filme, um restaurante, um livro e assim vai... Recebi este texto que segue, da minha cunhada, pedindo para que eu repassasse para todas as mulheres da minha lista. Bom, além de repassar resolvi publicá-lo. Tenho certeza que muitas também vão se encontrar lendo as linhas abaixo. Eu vou guardo-lo comigo como uma espécie de bússula para as horas de completa falta de direção.


Lembrar que somos imperfeitas é essencial para continuarmos no caminho!

Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado, decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, marido (se tiver), telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de emails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação! E, entre uma coisa e outra, leio livros. Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic. Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.


Primeiro: a dizer NÃO.


Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás.


Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero. Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros. Seu pai e sua mãe acreditem, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.Você não é Nossa Senhora. Você é, humildemente, uma mulher. E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo:


  • Tempo para fazer nada.
  • Tempo para fazer tudo.
  • Tempo para dançar sozinha na sala.
  • Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.
  • Tempo para sumir dois dias com seu amor.
  • Três dias. Cinco dias! Tempo para uma massagem.
  • Tempo para ver a novela.
  • Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.
  • Tempo para fazer um trabalho voluntário.
  • Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.
  • Tempo para conhecer outras pessoas.
  • Voltar a estudar.
  • Para engravidar.
  • Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.
Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir. Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal. Existir, a que será que se destina? Destina-se há ter o tempo a favor, e não contra. A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem. Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si. Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo! Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente. Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que se lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela. Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C. Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores. E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante.


Martha Medeiros - Jornalista e escritora

Colesterol Infantil



"Surgi um novo bicho-papão: o colesterol alto infantil."
Estima-se que os índices elevados de LDL - a versão ruim da substância -, que podem levar a doenças cardiovasculares, entre outros problemas, atinjam cerca de 10% das crianças no país. O combate ao mal deve ser feito o quanto antes.


O impacto não poderia ser pior: o aumento do colesterol age no corpo como uma bomba, que explode por meio da produção de placas de gordura nas paredes dos vasos sangüíneos que dificultam a circulação do sangue. Essa obstrução recebe o nome de aterosclerose e, se não tratada, agrava ao longo dos anos, podendo levar a doenças cardiovasculares (que atingem coração e artérias do corpo). Nos Estados Unidos, metade das crianças com um ano já apresenta a aterosclerose em estágio inicial. Isso significa que estão mais propensas a sofrer, por exemplo, um infarto agudo do miocárdio ou AVC (acidente vascular cerebral) entre os 30 e 40 anos de idade. "O aumento de 1% no nível de colesterol eleva em 2% o risco de sofrer um infarto. Quanto maior o tempo em que a criança for submetida às elevações de colesterol no sangue, maiores são as chances de desenvolver doenças relacionadas ao problema", alerta o cardiologista Marcus Vinícius Bolívar Malachias (MG), coordenador do Selo de Qualidade da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Fundação do Coração (SBC/Funcor).


A pediatra e nutróloga Maria Arlete Escrivão, da Unifesp, publicou no ano passado uma pesquisa sobre o aumento de colesterol em 316 adolescentes de 10 a 19 anos, com nível socioeconômico alto. "Das pessoas estudadas, 25% apresentavam excesso de peso. Independentemente do estado nutricional, 30% tinham o colesterol total aumentado. Isso é conseqüência do estilo de vida e antecedentes familiares, não da obesidade", diz a médica. Referência entre os médicos, o estudo Bogalusa Heart mostrou através de autópsias de três mil crianças e adolescentes norte-americanos do estado de Louisiana que praticamente 100% deles tinham aterosclerose. "Uma vez instalada, a doença é irreversível. Apenas será possível estancar o processo. A população se tornará mais saudável se conseguirmos retardar a instalação dessa placa de gordura nos vasos sangüíneos", diz o cardiologista Francisco Antônio Fonseca, presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC.


Recém-publicado pela entidade, o documento Diretrizes para Prevenção e Tratamento da Aterosclerose Precoce recomenda, entre outras coisas, o combate ao colesterol alto ainda durante a gestação. "Mães com taxas elevadas têm filhos com maior presença de lesões iniciais de aterosclerose. Os cuidados devem começar no útero, por meio de uma alimentação saudável e estilo de vida ativo", informa Fonseca. Não raro, as causas do colesterol alto na infância são maus costumes alimentares e sedentarismo. Isso se deve em parte aos pais, que facilitam o acesso às mais diversas guloseimas. Daí a importância em despertar hábitos nutritivos nos pequenos. "A tarefa depende do envolvimento de toda a família. Afinal, a criança tende a imitar o comportamento dos adultos. É preciso ensiná-la a comer verduras, legumes e frutas", diz a pediatra e nutróloga Maria Arlete Escrivão, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


 Não confunda
Colesterol alto não anda de mãos dadas com os quilos extras. No Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, apenas 9% das mais de 300 crianças obesas atendidas têm colesterol alto. O excesso de peso é um complicador. "É perfeitamente possível um obeso ter colesterol normal e um magro não. Isso depende do metabolismo de cada pessoa. É evidente que o erro alimentar da criança obesa aumenta as chances de ela adquirir níveis elevados de colesterol. Além disso, essa criança não está livre de manifestar outros problemas também", diz o cardiologista Eduardo Mesquita de Oliveira (SP), do Hospital Albert Einstein.


 Novos hábitos
O assunto precisa ser levado ainda para a cantina da escola. "Escolhas nutricionais são experiências aprendidas. Às vezes, a criança não gosta de determinado alimento, mas vê outros colegas comendo, o que se torna um estímulo para experimentar. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia elaborou kits de lanches saudáveis, com teores equilibrados de gorduras, carboidratos, proteínas e sal que poderão ser encontrados em breve nas lanchonetes dos colégios interessados", afirma o cardiologista Marcus Vinícius Malachias.


 O que fazer
Limitar o tempo em frente à TV, videogame e computador também é vital. "Crianças que passam quatro horas por dia diante do aparelho têm maiores chances de estar acima do peso e com o colesterol alto. É necessário colocar os filhos para fazer atividades que exijam esforço físico", diz Francisco Fonseca. O médico adverte, contudo, que a ação dos responsáveis não deve se limitar ao 'vá correr menino!'. "Dê o exemplo: desligue a televisão, levante-se do sofá e faça ginástica ao lado dos pequenos. São recomendados 30 minutos de exercícios diários", ensina. Quanto maior a regularidade das atividades físicas, maior será a proteção ao sistema cardiovascular. Afinal, as práticas ajudam a queimar gorduras, controlar a pressão sangüínea, elevar os níveis do colesterol bom (HDL), diminuir os níveis do colesterol ruim, além de darem alívio ao estresse.


 Como os nossos pais...
Mas nem só a má alimentação e o sedentarismo explicam o aumento do colesterol em crianças e adolescentes. A genética tem muito a ver com o problema. Um estudo publicado pelo Instituto do Coração (InCor) mostrou que cerca de 10% dos filhos e/ou netos dos pacientes vítimas de um infarto até os 55 anos de idade apresentavam alterações da substância no organismo. "Nesses casos, mesmo que a alimentação seja adequada, o colesterol será elevado", explica o pediatra Cláudio Hoineff, membro do Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Também existem as doenças hereditárias graves e raras que produzem índices extremamente elevados de colesterol no sangue. É o caso da hipercolesterolemia familiar. "Os remédios são indicados quando as taxas anormais de colesterol não são revertidos com a dieta adequada e a prática regular de exercícios", afirma o cardiologista Eduardo Mesquita de Oliveira (SP), do Hospital Albert Einsten.


 A gordura do bem e do mal 
Apesar da má fama, o colesterol é fundamental para a formação de todas as células do organismo e a produção de hormônios sexuais e dos sais biliares. Cerca de 70% é produzido pelo fígado e 30% provêm dos alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados). Só que o colesterol não circula livremente no organismo - ele trafega no sangue através de partículas chamadas de lipoproteínas. São elas: HDL (lipoproteínas de alta densidade), LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e VLDL (lipoproteínas de muito baixa densidade). O que faz mal ao sistema cardiovascular é o colesterol LDL. Em excesso na circulação sangüínea, pode se fixar no interior das artérias, causando obstruções e aumentando o risco cardíaco. Já o HDL é conhecido como bom colesterol porque funciona como uma espécie de 'faxineiro', removendo excessos de colesterol LDL do sangue. Quanto maior seu nível, melhor.


 Bons aliados
O exame para verificar o teor de colesterol no corpo (lipidograma), é feito por meio da dosagem da substância no corpo. O teste pode ser solicitado em qualquer idade. "Em crianças admite-se que esteja acima do normal quando o nível total passar de 200 mg/dL. O ideal é manter-se abaixo de 170 ml/dL. Já a partir da adolescência, os números são similares aos dos adultos: 200 ml/dL", diz o nutrólogo Celso Cukier (SP), do Hospital São Luiz. Além do cardápio saudável, especialistas recomendam ainda o consumo de fibras. "O fígado libera os sais biliares (ricos em colesterol) que se unem às fibras após a digestão e são eliminados pelas fezes. Quando não se come fibras, esses sais são reabsorvidos e aumentam a gordura no sangue", explica o nutrólogo Ary Cardoso (SP), responsável pela Unidade de Nutrologia do Hospital das Clínicas. A soja é outra grande aliada. "Ela se une aos receptores de colesterol LDL, favorecendo sua eliminação. Além disso, eleva o teor de colesterol HDL. Dessa forma, ocorre uma melhora acentuada no metabolismo lipídico e, conseqüentemente, a redução dos riscos de doenças cardiovasculares", garante o nutrólogo Durval Ribas Filho. "O ideal é não dar espaço para o mau colesterol e iniciar o combate a ele o quanto antes. Prevenção já!"


 Reduza os níveis


Evite
  • Leite e iogurte integral, creme de leite, manteiga, queijos (amarelos), requeijão, chantilly, sorvete, leite condensado.
  • Gema de ovo, óleo de coco, maionese e chocolate.
  • Massas feitas à base de manteiga e gema de ovo, croissants, brioches, biscoitos.
  • Frituras em geral.
  • Embutidos como salame, salaminho, mortadela, presunto, patês, salsicha, lingüiça.
  • Carnes de porco, miúdos (miolos, fígado, coração), peles de frango, carne de boi gorda, ovas de peixe e frutos do mar.
Prefira
  • Leite e iogurte desnatado, queijo magro (ricota, cottage, cream cheese light). A mussarela e o queijo frescal podem ser usados ocasionalmente em pequenas quantidades. O leite de soja também está na lista.
  • Margarina com alto teor de ácidos graxos poliinsaturados.
  • Óleos de soja, canola, milho, girassol, algodão e azeite de oliva.
  • Carnes magras (frango, peru, vitela, boi, lombo), retirando toda gordura visível antes de cozinhar.
  • Peixes como bacalhau, hadoque, linguado, surubim, badejo, arenque, cavalinha, atum e salmão.
  • Aumentar o consumo de vegetais (verduras, legumes), frutas (exceto coco) e fibras em substituição aos pratos prontos, frituras e alimentos que contêm gordura animal.
  • Molhos inglês, de tomate, catchup, vinagre, mostarda e pimenta. Molho cremoso vegetal (imitação de maionese) somente em pequenas quantidades. É livre o uso de ervas e folhas aromáticas nesses preparos.
  • Substituir as carnes em algumas refeições por derivados da soja.
  • Castanhas (nozes, pecan, caju, pará, pistache, avelã) em pequena quantidade e cogumelos (shitake, shimeji, champignon).


* Fonte: cardiologista Marcus Vinícius Bolívar Malachias, coordenador do Selo de Qualidade SBC/FUNCOR, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Fundação do Coração.

Legumes no Vapor ao Alho e Óleo



Ingredientes
  • 3 cenouras cortadas em rodelas
  • 3 abobrinhas cortadas em rodelas
  • 6 xícaras de florzinhas de brócolis
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 3 dentes de alho espremidos
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Sobre uma panela de vapor com água fervente, coloque a cenoura e a abobrinha. Tampe e cozinhe por cerca de 4 minutos, ou até a abobrinha ficar quase macia. Adicione o brócolis e polvilhe com o sal. Tampe e cozinhe por mais 2 minutos, até todos os ingredientes ficarem macios. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o alho e deixe dourar. Adicione os vegetais cozidos e misture bem.Tempere com a gosto e sirva.

Bolo de Beterraba

Esta semana, resolvi organizar um cardápio para tornar minha vida mais simples. A idéia e tentar organizar melhor meu horários e assim ganhar mais tempo para mim: caminhar, estudar, responder emails, brincar com as meninas, ler o meu livro...e quem sabe, tentar fazer este bolo. Achei ótimo para o lanche das meninas e também  pensei em fazê-lo na versão cupcake. Te conto depois como ficou...e também se minha idéia de cardápio deu resultado!



Ingredientes
  • 1 unidade(s) de beterraba grande(s)
  • 1 xícara(s) (chá) de óleo de soja Sadia
  • 2 xícara(s) (chá) de açúcar
  • 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • 2 unidade(s) de ovo
  • 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó Royal
  • quanto baste de casca de limão ralada(s)
  • 1 colher(es) (café) de sal
Modo de preparo
Corte a beterraba em cubos e bata no liqüidificador juntamente com o óleo. Continue batendo,adicione
os ovos,um de cada vez,o açúcar,a farinha,o fermento em pó,o sal e a casca de limão. Depois,de bem batido,coloque em uma fôrma de pudim untada e enfarinhada. Asse em fogo médio pré-aquecido até quando, inserindo um palito na massa,ele saia seco.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Spinach & Cheese Cannelloni



Ingredients
  • 400g ricotta (or mix of ricotta and cottage cheese)
  • 300g spinach, thawed and squeezed
  • 1/2 teaspoon each: ground nutmeg, crushed garlic (optional)
  • salt and fresh ground black pepper to taste
  • 400g fresh lasagne sheets
  • 500g jar pasta sauce
  • 3/4 cup water
  • 1/2 cup parmesan, grated

How to prepare


Preheat the oven to 190 C. Place the ricota and squeezed spinach into a mixing bowl. Add the nutmeg and garlic. Season to taste and mix until well combined. Cut the lasagne sheets into 8-9 even sized squares. Place the ricotta filling along one edge of the lasagne sheets. roll up to form a cannelloni shape. Place in a single layer in a large ovenproof dish. Pour over the pasta sauce and water. Top with grated parmesan cheese. bake for 25-30 minutes until golden brown and tender. Serve with a green salad.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ingredientes
  • 400g de ricota (ou mistura de ricota e queijo cottage)
  • 300g de espinafre, cozido e picado
  • 1 / 2 colher de chá de cada: noz moscada, alho esmagado (opcional)
  • sal e pimenta preta fresca a gosto
  • 400g de folhas de lasanha fresca
  • 500g Molho de tomate
  • 3 / 4 de xícara de água
  • 1 / 2 xícara de parmesão ralado


Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 190 C. Coloque a ricota e espinafre espremido em uma tigela. Adicione a noz-moscada e alho. Tempere a gosto e mexa até misturar bem. Corte as folhas de lasanha em quadrados do mesmo tamaho. Coloque o recheio de ricota em uma das bordas das folhas de lasanha.Enrole para formar os canelones. Coloque em uma única camada na assadeira. Despeje sobre os canelones o molho de macarrão e água. Cubra com queijo parmesão ralado. Asse por 25-30 minutos até dourar e macia. Sirva com uma salada verde.

Creme de Milho



Ingredientes



  • 1 lata de milho

  • 1 xícara e 1/2 de chá de leite

  • 1 colher de sopa de manteiga

  • 1 cebola média ralada

  • 1 tablete de caldo de legumes

  • 1 lata de creme de leite

  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

    Modo de preparo



  • Bata o milho e o leite no liquidificador e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga, junte a cebola e refogue um pouco. Adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente. Deixe dourar. Misture o milho batido com o leite e o caldo. Mexa até dissolvê-lo completamente e cozinhe por cerca de 10 minutos, até que o creme engrosse um pouco. Se achar necessário acrescente o creme de leite, mexa e desligue  Desde a primeira vez que fiz essa receita, nunca precisei colacar creme de leite, pois a propria mistura do leite, milho e farinha ja deu a consistencia perfeita, qualquer coisa é só deixar cozinhar mais um pouquinho. Sirva a seguir e bom apetite!

    terça-feira, 10 de maio de 2011

    Lasanha de Carne, simples e gostosa!!!




    Ingredientes
    • 800g de carne moída
    • 1 1/2 caixa de massa para lasanha semi-pronta
    • 1 litro de leite
    • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
    • 2 cebolas picadas ou raladas
    • alho
    • sal
    • tomate
    • cheiro verde e majericão a gosto
    • 1 colher (sopa) de tempero pronto
    • 2 caixas de molho de tomate
    • 300g de mussarela fatiada
    • 1 colher (sopa) de margarina

    Modo de preparo
    Preparar a carne moída com os temperos. Fazer o molho branco, com 1 cebola ralada frita na margarina, adicionar a farinha de trigo e o leite. Mexer até virar um mingau grosso.

    Montagem
    Colocar o molho de tomate no fundo do refratário, forrar com 1 camada de massa para lasanha, segunda camada de carne moída com molho de tomate, terceira camada de massa para lasanha, molho branco, fatias de mussarela, quarta camada de molho branco, massa para lasanha, carne moída e finalize com mussarela.


    Pré-aquecer o forno por 10 minutos. Cobrir o refratário com papel alumínio e levar ao forno médio por 30 minutos. Tire do forno e sirva.

    domingo, 13 de março de 2011

    Strogonoff de Frango

    Por causa da falta de alguns ingredientes, como por exemplo o Sazon, fiz algumas mudanças na receita. Resultado: Não sobrou nada...as meninas amaram, agora vamos ver se passa pela aprovação do chefe!




    Ingredientes
    • 2 colheres (sopa) de óleo
    • 1 cebola picada
    • 1 kg de peito de frango cortado em cubos
    • 2 envelopes de sazón verde
    • 5 tomates maduros, sem pele e picados
    • 2 colheres (sopa) de catchup
    • 1 colher (sopa) de molho inglês
    • 1 lata de creme de leite
    • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
    • Se preferir 100g de cogumelos em conserva.

    Modo de preparo

    • Numa panela, coloque o óleo e leve ao fogo para aquecer, junte a cebola e refoque até dourar ligeiramente
    • Acrescente o frango e frite por alguns minutos
    • Coloque o tempero sazón, misturando bem, acrescente os tomates
    • Deixe cozinhar até começarem a desmanchar
    • Adicione o catchup e o molho inglês, cozinhe até que o frango esteja macio e o molho apurado
    • Acrescente o creme de leite e o cogumelo, mexa e retire do fogo, sem deixar ferver
    • Coloque a farinha de trigo, mexendo sempre até que o molho encorpe, isso se achar necessário
    • Sirva em seguida, acompanhado de arroz e batata palha




      O Nosso Brigadeiro!

      Só quando estamos bem longe de casa é que sentimos o verdadeiro sabor do nosso tão brasileiro BRIGADEIRO! Da onde vim, Porto Alegre, ele tem um nome diferente, chamamos de Negrinho e lógico que, o brigadeiro branco chamamos de Branquinho. Independente do nome, o delicioso sabor de infância é o mesmo. É muito fácil fazer, nem precisa de receita, mas ele merece uma página especial no meu blog.



      Ingredientes
      • 1 lata de leite condensado*
      • 5 colheres de chocolate em pó
      • 1 colher de sopa de manteiga
      • chocolate granulado

      Modo de preparo
      • Coloque a margarina em uma panela com o chocolate em pó e o leite condensado, mexendo até desgrudar da panela
      • Depois desligue o fogo e deixe ele quieto até ficar um pouco gelado
      • Dá para comer de colher ou passa margarina na mão e enrola
      • Depois coloca granulado e está pronto

      * Eu sempre uso o leite condensado light, fica delicioso do mesmo jeito e minha consciencia pesa menos!

        Bolo de Maçã Especial

        Eu não sei se é o forno daqui ou a farinha, mas os bolos que tenho feito, modestia parte, tem dado super certo. Hoje eu fiz um de maçã, pra fugir do de cenoura...Muito, muito bom...só esqueci de tirar foto, mas vou fazer outro para o meu amor que está chegando!




        Ingredientes
        • 3 ovos (grandes) ou 4 pequenos
        • 1 xícara de chá de óleo de boa qualidade
        • 2 xícaras de chá de açúcar
        • Casca de 3 maçãs (vermelhas) médias, ligeiramente picadas
        • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
        • 1 colher de sopa de fermento em pó
        • 1 colher de sopa de canela em pó
        • Açúcar de confeiteiro (opcional)

        Modo de preparo
        • Bater os ovos (inteiros) no liquidificador, a fim de ficarem bem aerados (cerca de 3 minutos
        • Acrescente os demais ingredientes, exceto a farinha, o fermento, a canela em pó e as maçãs
        • Bater novamente, a fim de triturar as cascas das maçãs
        • Reserve
        • Em uma tigela, pique as maçãs em lascas não muito grandes, e misture a canela em pó
        • A seguir, despeje os ingredientes batidos no liquidificador, e vá adicionando a farinha, juntamente com o fermento, aos poucos
        • Misture bem todos os ingredientes, delicadamente
        • Unte uma forma de anel com margarina (ou manteiga) e polvilhe com farinha de trigo, despeje a massa e leve para assar em forno a 180º graus por, aproximadamente, 30 a 35 minutos, ou até que enfiando um palito este saia limpo
        • Deixe amornar, desenforme, e polvilhe com açúcar de confeiteiro

        quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

        BOLO DE CARNE - SIMPLES


        Ingredientes
        • 500 g de carne moída 2 vezes
        • 1 cebola ralada
        • 1 dente de alho amassado
        • 1 colher de margarina
        • 1 copinho de iogurte natural
        • 2 ovos
        • 1 colher de molho inglês
        • 1 colher de mostarda
        • 1 xícara de aveia
        • Sal a gosto
        • 2 colheres de pimentão picado
        • 2 colheres de azeitonas picadas
        • 2 xícaras de cenouras raladas
        • 1/2 xícara de salsinha picada
        Modo de Preparo
        Misturar todos os ingredientes, colocar em uma forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha de rosca Assar até que enfiando um palito no bolo não saia líquido

        Sugestão: Servir com legumes refogados.

        LEGUMES REFOGADOS


        Ingredientes
        • 1 cebola média ralada
        • 2 dentes de alho amassados
        • 2 batatas
        • 3 mandioquinhas médias limpas
        • 2 abobrinhas médias limpas
        • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
        • 400 g de vagens limpas cortadas ao meio
        • 2 cenouras médias limpas
        • Sal e pimenta-do-reino a gosto
        Modo de preparo

        Com um boleador, faça bolinhas com as abobrinhas, as cenouras, as batatas e as mandioquinhas e coloque-as em uma panela. Se preferir pode apenas cortar em rodelas. Acrescente a vagem e cubra com água. Leve ao fogo por 15 minutos, ou até os legumes ficarem quase cozidos. Retire-os da panela e reserve. Em outra panela, aqueça o azeite, frite a cebola e o alho por 3 minutos, ou até dourarem. Acrescente os legumes e refogue por 6 minutos, ou até ficarem completamente macios. Coloque o sal e a pimenta-do-reino e sirva a seguir.

        quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

        FEIJÃO CASEIRO


        Ingredientes
        • 500 g de feijão carioca (pode ser até os mais escuros)
        • 3/4 de uma cebola bem grande
        • 3 dentes de alho grandes
        • 3 caldos de bacon (pode ser maggi ou sazón com toque de cebola)
        • 3 folhas pequenas de louro seco
        • 3 colheres de sopa de salsinha fresca
        • 3 colheres de sopa de coentro fresco
        • 6 gomos de linguiça toscana ou 1 de linguiça calabresa
        Modo de preparo
        1. Se o feijão carioquinha for de cor escura, escolher e deixar de molho em água morna por meia hora
        2. Depois escorrer a água e lavá-lo mais uma vez até sair a água escura
        3. Corte a celola e o alho bem miúdos (você pode usar aquele alho de pote triturado, o sabor é o mesmo e mais prático, nesse caso use 3 colheres de café cheias de alho), corte a salsinha e o coentro, reserve
        4. Se for usar a linguiça calabresa tire a pele e corte em rodelas não muito finas e se for usar a toscana lave-as e deixe inteiras, nenhuma das linguiças precisa de cozimento prévio
        5. Colocar o feijão depois do molho na panela de pressão com água 2 dedos acima do nível do feijão, acrescentar a cebola, o alho, a salsinha, o coentro, as folhas de louro, o caldo de bacon e a linguiça de sua preferência crua
        6. Tampar a panela e cozinhar por 15 minutos após começar a pressão, depois desse tempo desligar o fogo e colocar debaixo de um fio d'agua até finalizar a pressão, abrir a tampa e deixar cozinhar por mais 5 minutos mexendo de vêz em quando para não grudar no fundo e encorpar o caldo
        7. Todo cozimento é em fogo alto
        8. Para engrossar o caldo finalize os 5 minutos de cozimento com a panela destampada
        9. Não precisa colocar sal, pois o caldo de bacon já dá o ponto do sal
        10. Esse feijão gasta menos gás pra fazer, mesmo quando esquecemos de deixar de molho de um dia para o outro, meia hora de molho na água morna é um segredinho

        PURÊ DE BATATAS


        Ingredientes
        • 1 Kg de batatas
        • 1/2 xícara de leite
        • 2 colheres de sopa de margarina
        • Sal à gosto
        • 1 dente de alho espremido
        Modo de preparo

        Cozinhe as batatas até ficarem bem molinhas. Descasque as ainda quentes, desde que consiga manuseá-las, esprema as batatas no espremedor. Leve-as a um recepiente e acrescente a margarina, o sal e o alho, mexa té que a margarina derreta por completo. Acrescente o leite aos poucos até que se obtenha a consistência desejada.

        ARROZ BRANCO


        Ingredientes
        • 1 xícara de arroz lavado
        • 2 xícaras de água fervente
        • 1 dente de alho amassado
        • 1/4 de cebola picada
        • Azeite o suficiente
        • Sal a gosto
        Mode de preparo

        Refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque o arroz e deixe fritar por cerca de 30 segundos. Adicione a água fervente e o sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água ter quase sacado. Tampe a panela e aguarde cerca de 20 minutos antes de servir. Se desejar fazer mais, é só seguir as proporções, principalmente da água, ou seja, 1 medida de arroz para 2 de água.

        GELADEIRA - TUDO TEM SEU LUGAR!



        Quando se trata de alimentação, todo cuidado é pouco para manter a saúde. É necessário atenção com os alimentos, da hora da compra até o consumo, sem se esquecer do armazenamento. Para isso, não basta colocar tudo dentro da geladeira e achar que o alimento será bem conservado.

        As diversas áreas da geladeira tem diferentes temperaturas. Por isso, cada produto alimentício, de acordo com as suas características, deve ser guardado numa determinada parte do eletrodoméstico. Se isto não acontecer, os alimentos podem ter textura, cor e sabor alterados ou até sofrerem contaminação por microorganismos, causando doenças.

        Veja como obter uma boa conservação dos alimentos

        • Arrume os alimentos de forma espaçada para que o ar circule entre eles;
        • Os produtos enlatados devem ser retirados da lata, que pode oxidar, e aramazená-los em recipientes plásticos ou de vidro, com tampa.
        Arrumando a geladeira

        • Prateleira superior: perto do congelador ficam os alimentos que estragam com mais facilidade. Queijos, frios, manteiga, iogurte, creme de leite, requeijão e ovos, por exemplo.
        • Prateleiras inferiores: Guloseimas (pudim, gelatina ...) e sobras de alimentos prontos.
        • Gavetas: Este espaço deve ser reservado para frutas e hortaliças (legumes e folhosos) que devem sempre estar em saquinhos plásticos.
        • Porta - parte superior: Ideal para potes de geléia, mostarda, maionese... e nada de ovos.
        • Porta - parte inferior: nesta parte deve ser colocado garrafas de suco, água, azeite...
        • Congelador: Dividir essa parte em dois compartimentos, um somente com carnes armazenadas em sacos de congelamento e com data de quando foi para o freezer e o outro com sorvete, hortaliças, massas...
        Importante!!! Não esqueça de limpar sua geladeira a cada 45 dias com um pano úmido em água e vinagre.

        terça-feira, 11 de janeiro de 2011

        LASANHA DE ABOBRINHA



        Rendimento: 8 porções
        Valor calórico: 126 cal / porção

        Ingredientes:
        • 2 colheres de azeite de oliva
        • 2 cebolas médias  em rodela
        • 4 tomates médios, sem pele, sem semente, picados
        • 3 colheres de sopa de manjericão picado
        • 2 colheres de sopa de maisena
        • 1 xícara de chá de leite desnatado
        • 1 xícara de chá de queijo cottage
        • 1/2 kg de abobrinhas em rodelas cozidas no vapor
        • 100g de massa de lasanha cozida "al dente"
        • 2 colheres de sopa de queijo ralado
        • 1 colher de cha de sal
        • 1/2 colher de café de pimenta do reino
        Modo de preparo:

        Aqueça uma colher de sopa de azeite em uma panela e junte a cebola, os tomates, o manjericão, o sal e a pimenta-do-reino. Refogue até os legumes murcharem. Reserve. Ligue o forno na temperatira média.
        No liquidificador, bata por 1 minuto a maisena, o leite, o queijo e o sal. Transfira para a panela e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um molho homogênio. Unte um refratário de 20cm x 15cm com o restante do azeite, forre o fundo com a metade da massa e monte camadas alternadas de abobrinha, de molho branco (reserve 4 colheres de sopa) e do refogado de tomate. Cubra com a massa restante, espalhe o molho branco reservado e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno por 20 minutos, ou até que a lasanha esteja gratinada.

        HAMBURGUER DE AVEIA


        Rendimento: 10 unidades
        Tempo de preparo: 30 minutos

        Ingredientes:
        • 1/2kg  de carne magra (bovina)
        • 1 xícara de aveia em flocos finos
        • 1 cebola grande ralada
        • 1/2 colher de sopa de sal
        • 1/2 colher de café de Noz- moscada
        • 1/2 colher de café de Canela em pó
        • 2 ovos
        • 1 colher de sopa de amido de milho
        • 2 dentes de alho picado
        • 1 colher de sopa de margarina light
        Modo de preparo:
        Misture bem todos os ingredientes. Amasse com as mãos até ficarem homogêneos. Faça os hamburgueres do tamanho e altura que desejar e deixe 20 minutos na geladeira. Depois é só colocar na churrasqueira, ou forno. Fritar também pode mas, se a idéia é ser saudável...

        BOLO DE CENOURA


        Ingredientes:
        • 2 cenouras médias
        • 1/2 xícara de óleo
        • 3 ovos
        • 2 xícaras de farinha de trigo
        • 2 xícaras de açucar
        • 1 colher de sopa de fermento
        Modo de preparo:

        Bater no liquidificador a cenoura, o óleo, os ovos e o leite. Depois misture o líquido aos ingredientes secos, exceto o fermento. Após misturar bem acrescente o fermento e despeje na forma untada com manteiga e farinha.

        Cobertura

        • 1/2 copo(s) de leite
        • 2 colher(es) (sopa) de açúcar
        • 4 colher(es) (sopa) de achocolatado em pó
        • 1 colher(es) (sopa) de margarina
        Coloque para ferver e ponha por cima do bolo furando-o com um garfo.

        UM ESPRESSO PERFEITO



        O espresso perfeito reconhece-se á primeira vista.

        A primeira coisa que há a fazer é observar o espresso. São muitas as coisas que um olho treinado reconhece á primeira vista. O marco de louça branca permite observar com maior nitidez a superfície do creme: a do espresso perfeito tem uma trama fina com ligeiros sulcos estriados e uma grossura de 3 a 4 milímetros, além de uma cor que vai do avelã até tonalidades mais intensas.

        Um castanho mais escuro, com um botão branco ou um agulheiro negro no meio indica que o tempo de extracção foi demasiado ou que a moagem foi demasiado fina. Ou então que a temperatura e a pressão da água foram demasiado altas. O espresso com um creme claro e pouco consistente deverá ter sido extraído durante um tempo insuficiente, com água e pressão a temperatura demasiado baixa, a moagem demasiado grossa.

        O creme tem que ser persistente, isto é, deve durar, pelo menos o tempo necessário para observar como deve ser uma boa chávena: de louça, com o interior branco e com uma espessura suficientemente fina para que seja cómoda para os lábios, mas suficientemente alta para conservar o calor.

        OS 4 M DO ESPRESSO



        1. MISTURA
        A Mistura, é o primeiro passo, com a criação de um blend composto dos melhores grãos, torrados no ponto certo, para dar equilíbrio entre o sabor e o aroma do espresso.

        2. MOAGEM
        O passo seguinte é encontrar o grau de Moagem ideal e o segredo é moer somente a quantidade de grãos que for rapidamente utilizada, preservando o aroma intenso e perfumado do espresso.

        3. MÁQUINA
        A temperatura e a pressão da água da Máquina são fundamentais para que o espresso seja tirado no tempo certo (entre 20 e 30 segundos). O café que passa com menos de 20 segundos fica fraco e pouco cremoso. Por outro lado, com mais 30 segundos, o café fica amargo e muito forte.

        4. MÃO
        Por último, a Mão do barista na hora de tirar um espresso perfeito. Este último passo é de suma importância - é na qualidade do barista que o melhor café vai se transformar no melhor espresso.